Blog

8 Vantagens da Energia Solar

28/01/2017

A energia fotovoltaica vem se destacando atualmente por ser uma das melhores e mais limpas opções em geração alternativa de energia disponível no mercado. Com preços de painéis e instalação caindo anualmente desde a década de 70, tornando essa tecnologia cada vez mais acessível.

Mas seus benefícios não param por ai. Confira abaixo 8 motivos para você adotar a energia solar na sua empresa:

Ela é limpa

A energia solar é totalmente limpa. Os painéis fotovoltaicos transformam os raios solares em energia utilizável sem gerar qualquer resíduo nocivo ao meio ambiente.

É um ótimo investimento

Os painéis fotovoltaicos começam a gerar economia logo após a sua instalação, com um retorno total do investimento previsto entre 5 e 7 anos após a instalação. O que é um ótimo investimento, uma vez que o sistema possuí garantia de eficiência energética apontada por testes laboratoriais de 25 anos e com uma vida útil muito maior.

Fácil de instalar

Na grande maioria dos casos é possível instalar os painéis fotovoltaicos junto ao telhado e conectar o sistema à rede elétrica já existente na edificação, sem nenhuma alteração técnica ou visual.

Pouca manutenção

O sistema fotovoltaico possuí um baixíssimo índice de manutenção. Na grande maioria do tempo, a limpeza é feita pela própria chuva, sendo necessária apenas uma limpeza anual com água e sabão, a fim de manter o rendimento do sistema.

Possuí regulamentação

Conforme resolução nº 482/2012 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), toda unidade consumidora de energia fotovoltaica pode se interligar as redes das distribuidoras, com uma potência máxima de injeção de até 1W. Além disso, a resolução 687/2015 do mesmo órgão, define que os créditos de energia elétrica adquiridos por proprietários de micro e mini geração participantes do Sistema de Compensação de Energia Elétrica serão recebidos integralmente sem qualquer desconto de impostos.

Concede créditos de carbono

Empresas também podem adotar o sistema fotovoltaico como uma forma de atingir suas metas de sustentabilidade, uma vez que a geração de energia concede créditos de carbono pela sua utilização. Essa prática vem sendo adotada por diversas cidades e empresas em países da Europa, América do norte e América Latina.

Confira alguns cases no post “Energia do futuro. Como a energia solar é uma solução para cidades e empresas ao redor do mundo”.

Gera créditos de energia

A regulamentação da ANEEL permitindo a interligação das unidades de energia fotovoltaica às redes trouxe mais uma vantagem a quem adota essa tecnologia: os créditos de energia. Com eles, as empresas podem consumir a energia gerada pelos painéis e o excedente é disponibilizado diretamente na rede, o que gera créditos de energia que podem ser utilizados quando a geração é reduzida.

Isenção ICMS

Em alguns estados existe também a isenção do ICMS sobre os créditos de energia gerados pelo sistema. Ou seja, toda energia excedente gerada através de painéis fotovoltaicos é revertida integralmente em créditos de energia elétrica para a estação geradora, sem qualquer desconto.

Ficou interessado? Confira algumas simulações de sistemas fotovoltaicos já instalados e faça uma projeção de economia baseado nos seus gastos atuais com energia. Você vai se surpreender com o quanto você pode economizar em sua empresa.

Receba novidades por e-mail

Siga-nos nas redes sociais


Rua Mariano Mazzochi, 1088 - 95072-330 - Caxias do Sul - RS
Atendimento (54) 3212.1000

Desenvolvido por Tua Web Tecnologia