Blog

7 Dicas incríveis para evitar o calor

22/02/2017

Poucas coisas nos deixam tão desconfortáveis quanto o calor. E em um país tropical como o Brasil, onde as temperaturas podem chegar facilmente aos 35°, 40° graus, evitá-lo é extremamente importante para uma boa qualidade de vida.

Felizmente, existem alguns truques que você pode usar no seu dia a dia para evitar a sensação de abafamento. Confira abaixo 7 Dicas incríveis para evitar o calor:

Mantenha-o do lado de fora

Por mais incrível que pareça, manter a casa aberta no verão pode deixá-la mais quente. Isso por que a entrada excessiva de raios solares causa um mini efeito estufa, deixando-a tão quente quanto o ar do lado de fora. Para evitar esse problema, você pode utilizar películas refletoras nos vidros ou fechar as cortinas das janelas que recebem diretamente os raios solares.

Abra as janelas à noite

Se durante o dia você manteve as janelas fechadas, faça o oposto após o pôr do sol. O ar noturno costuma ser mais frio e menos abafado do que o diurno, o que ajuda a regular a temperatura do ambiente e garantir uma noite de sono mais tranquila.

Troque suas lâmpadas incandescentes

Além de consumir mais energia, as lâmpadas incandecentes (amarelas) emitem muito mais calor do que as fabricadas em LED.

Hidrate-se

Costumamos nos hidratar apenas quando estamos expostos ao sol. Porém, no verão é igualmente importante hidratar-se regularmente, mesmo dentro de casa e à sombra. Pois a água ajuda a regular a temperatura do corpo e repõe os minerais perdidos com o calor, diminuindo assim a sensação de abafamento.

Cuide de sua alimentação

Da mesma forma que é preciso se manter hidratado, devemos ter um cuidado maior com a alimentação no verão. Assim, prefira alimentos leves como verduras e frutas, e evite refeições ricas em proteínas, pois elas aceleram o metabolismo, o que aumenta a temperatura corporal.

Retire os tapetes

Tapetes e carpetes ajudam a reter o calor dentro de casa, sendo um aliado no inverno e um rival no verão. Caso não seja possível eliminar todos, fique apenas com o necessário e dê preferência para tecidos finos e claros.

Pense a longo prazo e invista em um ar condicionado

Muito de se fala do uso do ar-condicionado no verão, e nessas horas vêm à tona alguns mitos, como o gasto excessivo de energia elétrica e as doenças respiratórias. Porém, como o próprio  nome já diz, eles são apenas mitos, ouriundos da mal utilização do produto.

Além das vantagens óbvias desse produto no verão, um ar condicionado ajuda a conservar a temperatura desejada em qualquer época do ano, ou seja, ele é um investimetno na qualidade de vida de sua família a logo prazo.

Dica Projetar: O uso do ar condicionado com um filtro em dia não faz mal para saúde. Pelo contrário, o aparelho auxilia na filtragem das impurezas do ar. Quanto aos gastos com energia, isso vem das utilização incorreta do termostato do aparelho.

  • 7 Dicas incríveis para evitar o calor

Receba novidades por e-mail

Siga-nos nas redes sociais


Rua Mariano Mazzochi, 1088 - 95072-330 - Caxias do Sul - RS
Atendimento (54) 3212.1000

Desenvolvido por Tua Web Tecnologia