Blog

5 dicas para economizar energia na sua empresa

27/01/2017

Em uma economia cada vez mais competitiva e dinâmica, reduzir custos deixou de ser uma estratégia pontual e passou a ser uma filosofia, uma vez que gastos menores significam custos de produção mais baixos e, por sua vez, margens de lucro mais elevadas. E a maneira mais rápida e simples de fazer isso, sem alterar a composição de matérias primas ou outros processos importantes para o produto final, é reduzir gastos com energia elétrica.

Para te ajudar a reduzir esses custos de forma simples e eficaz, preparamos 5 dicas de ações que você pode adotar em sua empresa:

Troca de equipamentos antigos

Em sua maioria, equipamentos antigos tendem a consumir mais energia que modelos mais novos. Isso vale para praticamente tudo, de lâmpadas de LED até máquinas de uso industrial.

As lâmpadas incandescentes (amarelas), por exemplo, podem ser trocadas por modelos de LED, que além de ter uma duração 3 vezes maior, seu gasto com energia é cerca de 10 vezes menor. Da mesma forma que produtos recentes como ares-condicionados, refrigeradores e monitores de computador consomem menos energia e proporcionam o retorno do investimento em poucos meses.

Aproveitar melhor a luz solar

Quanto mais você aproveitar a luz natural, menos você vai gastar com iluminação artificial. Por isso, sempre que possível opte por janelas maiores, claraboias ou outros materiais que possibilitem uma maior incidência de luz solar na sua empresa. Em dias ensolarados, essa atitude pode gerar uma economia de cerca de 50% de energia.

Outra maneira de aproveitar a luz solar para reduzir custos é utilizá-la para geração de energia.  Painéis fotovoltaicos podem ser instalados no telhado de sua empresa, produzindo energia através da luz solar e reduzindo significativamente o seu consumo.

Confira nosso infográfico “Tudo que você precisa saber sobre energia solar” e saiba como você pode utilizar essa tecnologia para reduzir seus gastos com energia elétrica.

Cores claras e isolamento térmico

Ao construir ou reformar o espaço da sua empresa, dê preferência para cores claras e um isolamento térmico de qualidade. Cores mais próximas ao branco como bege e o cinza claro refletem melhor a luz, deixando o ambiente mais iluminado com muito menos luz artificial. Já o isolamento térmico garante uma temperatura mais amena, evitando o uso de refrigeradores ou outros equipamentos que consomem muita energia elétrica.

Sensores de presença

Outra ação simples, mas que pode trazer um grande benefício é a utilização de sensores de presença. Eles impedem que luzes fiquem acesas sem nenhuma necessidade e, se você possuí uma equipe numerosa ou uma empresa com muitas salas, pode trazer uma redução significativa na sua conta de luz.

Energias alternativas

Ao invés de comprar das distribuidoras, que tal gerar parte da energia utilizada pela sua empresa?  Atualmente existem diversas formas eficazes de geração de energia e que trazem um retorno do investimento em pouco tempo, como a energia eólica, a térmica (no processo de cogeração) e a mais conhecida, a energia fotovoltaica (solar). Essa última sendo a opção mais viável e acessível, consistindo na instalação de painéis fotovoltaicos que captam a luz do sol e a transformam em energia elétrica utilizável.

Confira como você pode economizar em sua conta de luz gerando a sua própria energia, no post “5 formas alternativas de geração de energia que você pode adotar em sua empresa”.

Receba novidades por e-mail

Siga-nos nas redes sociais


Rua Mariano Mazzochi, 1088 - 95072-330 - Caxias do Sul - RS
Atendimento (54) 3212.1000

Desenvolvido por Tua Web Tecnologia