Blog

5 Formas alternativas de geração de energia que você pode adotar em sua empresa

26/01/2017

A preocupação com a sustentabilidade e a utilização racional de recursos já é uma realidade em diversos setores da economia, seja para adotar uma postura sustentável ou reduzir custos de produção. Seguindo esse conceito, muitas empresas estão buscando formas alternativas de geração de energia para se adaptar a essa nova realidade e reduzir custos de produção.

Existem diversos processos que podem ser adotados pela maioria das empresas, independentemente do ramo de atuação. Para dar um panorama desse cenário, trouxemos alguns dos principais tipos de energia alternativa em uso no mercado:

Eólica

Essa tecnologia consiste em utilizar a força dos ventos para gerar energia. Nela, o vento gira hélices (aerogeradores) colocadas em locais estratégicos e conectadas a um gerador. O giro dos aeogeradores movimenta o gerador, produzindo energia de forma limpa e sem agredir o meio ambiente.

Biomassa

A geração de energia por biomassa consiste em utilizar substâncias de origem orgânica que ao entrar em combustão, geram gases posteriormente transformados em energia elétrica. Esse tipo de tecnologia gera pouca quantidade de poluentes e ajuda a reduzir o efeito estufa, causador do aquecimento global.

Cogeração

Esse processo, voltado principalmente para indústrias do setor primário, utiliza o calor produzido no próprio processo produtivo como combustível para geração de energia (ou em muitos casos, substituí-la). Além da economia, a cogeração traz mais eficiência para o processo e proporciona um maior aproveitamento de matérias primas.

Biogás

Outra forma de reduzir custos de produção e gastos com energia elétrica, sem agredir ao meio ambiente, é a utilização do biogás, um combustível gasoso com potencial energético elevado, semelhante ao gás natural.  Nesse método ocorre a conversão da energia química do gás em energia mecânica por meio de um processo controlado de combustão, que por sua vez ativa um gerador que produz energia elétrica.

Solar

Um dos processos mais difundidos atualmente, a geração de energia elétrica através de painéis fotovoltaicos é uma das melhores e mais limpas opções disponíveis no mercado. Esse processo consiste na instalação de painéis que captam os raios solares e transformam em energia elétrica utilizável.

Veja também:

8 Vantagens da Energia Solar

O preço dos painéis fotovoltaicos e da sua instalação vem caindo anualmente desde a década de 70, tornando essa tecnologia cada vez mais acessível.  Seu uso vem sendo incentivado pelos governos e agências reguladoras do setor através de portarias e ações práticas, como por exemplo, a possibilidade da “venda” da energia excedente de volta para a concessionária, gerando créditos de energia para a miniestação geradora.

Confira nosso infográfico “Tudo que você precisa saber sobre energia solar” e conheça um pouco mais a respeito dos painéis fotovoltaicos.

Receba novidades por e-mail

Siga-nos nas redes sociais


Rua Mariano Mazzochi, 1088 - 95072-330 - Caxias do Sul - RS
Atendimento (54) 3212.1000

Desenvolvido por Tua Web Tecnologia