Blog

Como evitar doenças típicas do verão

22/02/2017

O verão é uma das estações mais esperadas pelas pessoas. Seja pelas férias, pela praia ou calor, todos tem algum motivo para amar o verão. Porém essa também é uma estação que traz muitos perigos, principalmente doenças.

Para curtir a estação com mais segurança e tranquilidade, confira abaixo algumas dicas de como evitar as doenças típicas do verão:

Cuidado com a alimentação

No verão é comum o consumo de alimentos mal conservados ou sem o preparo adequado, principalmente em viagens para a praia, clubes ou rios. A ingestão desses alimentos pode causar intoxicações alimentares, diarreias, disenterias e outros problemas intestinais.

A dica é evitar alimentos pesados e gordurosos, comer muitas frutas e fazer refeições menores várias vezes ao dia. Também evite consumir alimentos que foram armazenados de maneira incorreta.

Beba bastante água.

Outro grande vilão dessa estação é a desidratação. Em condições normais, o corpo perde cerca de 2,5 litros de água por dia, no verão essa média aumenta exponencialmente em função do calor. Alguns sinais da desidratação são a sede acentuada, muito tempo sem urinar, boca e mucosas secas, olhos ressecados e fundos.

Para fugir desses problemas, certifique-se de beber ao menos 3 litros de água por dia, além de evitar bebidas doces, como refrigerantes ou sucos de frutas.

Evite longas exposições ao sol.

A insolação é um dos problemas mais frequentes do verão. Nessa época do ano muitas pessoas passam horas no sol, seja para pegar um bronze ou aproveitar a estação, porém essa exposição prolongada pode trazer sérios problemas de saúde.

Para evitar problemas com insolação, evite longas exposições, sempre use filtro solar de alta proteção e, se possível,  evite tomar sol entre 10 da manhã e 4 da tarde. Não se esqueça também de proteger os olhos, usando óculos solares com proteção contra raios UVA e UVB.

Cuidado com a qualidade das praias.

Muitas delas não são próprias para banho devido à grande poluição das águas. Nadar nesses locais pode trazer diversas doenças, como problemas gastrointestinais, doenças de pele, problemas nos olhos, no cabelo e etc.

É importante sempre checar o nível de poluição da praia ao planejar sua viagem. Isso evita surpresas e não estraga o seu veraneio.

Dengue, Zika, Chikungunya

O verão também é uma estação muito úmida o que é ideal para a proliferação de mosquitos causadores de doenças, como o Aedes aegypti, causador da dengue Dengue, Zika, Chikungunya. Para evitar essas doenças, faça o uso de repelentes contra insetos e esvazie recipientes com água parada.

Micoses e outras doenças de pele

A pele úmida é o habitat ideal para a proliferação do fungo causador das micoses de praia. Para evitar esse problema, sempre tome banho caso transpire em excesso e seque-se bem. Além disso, evite nadar em praias poluídas ou piscinas públicas, estes são os principais locais de contaminação.

  • Como evitar doenças típicas do verão

Receba novidades por e-mail

Siga-nos nas redes sociais


Rua Mariano Mazzochi, 1088 - 95072-330 - Caxias do Sul - RS
Atendimento (54) 3212.1000

Desenvolvido por Tua Web Tecnologia