Blog

5 Motivos que provam que a energia fotovoltaica é a energia do futuro

29/01/2017

Diversas empresas e as principais cidades da Europa, América do norte e América Latina já adotam alguma solução para utilizar a energia do sol em seus processos, seja para economizar ou adotar uma postura mais sustentável. E com a queda no valor de produção e comercialização dos painéis fotovoltaicos, esses o números não param de subir.

Confira abaixo 5 motivos que provam que a energia fotovoltaica é a energia do futuro e por que seu uso vem crescendo a cada dia no Brasil e pelo mundo afora:

A principal fonte de energia

Em duas décadas, os painéis solares poderão ser a principal fonte de energia no mundo. No ritmo atual de crescimento, a fatia de energia fotovoltaica na capacidade de geração mundial deve saltar dos atuais 4% para cerca de 30% em 2040. Até lá, 15% de toda a energia consumida no mundo virá do sol.

Fonte: Gazeta do Povo

Mais barata que o carvão

No ano passado, países como Chile e Emirados Árabes Unidos bateram recordes com acordos para gerar eletricidade, a partir da luz solar, por menos de US$ 0,03 por quilowatt-hora, metade do custo médio global da energia a carvão.

Agora, Arábia Saudita, Jordânia e México estão planejando leilões e licitações para este ano com o objetivo de reduzir ainda mais os preços.

Fonte: Exame

A energia do futuro. Como a energia solar é uma solução para cidades e empresas ao redor do mundo.

Mercado brasileiro em expansão

Segundo dados da Aneel, são 5.525 sistemas de micro e mini geração no país, dos quais 98,4% são de fonte solar. Dessa fatia 78% sãode uso residencial, 15% comercial e o restante, implementado nas indústrias, em edifícios públicos e em propriedades rurais.

A Aneel projeta que a mini geração cresceu cerca de 800% em 2016. O BNDES também ampliou sua fatia de financiamento em projetos solares de 70% para 80%.

Fonte: O Globo / ANEEL

Investimentos pesados no mercado interno

Com base nas projeções feitas pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a Absolar estima que os projetos de energia solar podem chegar a 25 gigawatts (GW) em potência instalada até 2030, representando investimentos de R$ 125 bilhões.

Dessa forma, a estimativa de participação da energia solar na matriz energética vai passar do 0,02% em 2015 para 10% em 2030.

Fonte: O Globo / EPE / Absolar

Preço em queda, confiança em alta

Desde 2009, os preços da energia solar caíram cerca de 62%, com todos os segmentos da cadeia de suprimentos reduzindo os custos, o que diminuiu o risco de empréstimos bancários e elevou a capacidade fabril para níveis recordes.

Até 2025 a energia solar pode se tornar mais barata do que o uso de carvão na média global, segundo o Bloomberg New Energy Finance.

Fonte: Bloomberg New Energy Finance / Exame

Não fique de fora dessa mudança! Confira algumas simulações de sistemas fotovoltaicos já instalados e veja o quanto a energia solar pode ser lucrativa, fazendo uma projeção de economia baseado nos seus gastos atuais com energia.

Receba novidades por e-mail

Siga-nos nas redes sociais


Rua Mariano Mazzochi, 1088 - 95072-330 - Caxias do Sul - RS
Atendimento (54) 3212.1000

Desenvolvido por Tua Web Tecnologia