Blog
24/01/2017
Uma das despesas que mais pesa no orçamento mensal, seja na sua casa ou na sua empresa, são os gastos com energia elétrica e aparelhos eletrônicos.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas para te ajudar reduzir seus custos de maneira simples e prática. Vamos lá?
1. Identifique os vilões
Antes de tudo, identifique as possíveis causas para a sua conta estar tão elevada. Em muitos casos a troca de eletrodomésticos por modelos mais atuais e econômicos resolvem o problema, mas caso não seja possível, confira algumas dicas:
2. Aproveite melhor a luz solar
Quanto mais você aproveitar a luz natural, menos você vai gastar com iluminação artificial. Ajuste a forma como móveis e cortinas estão dispostos, de forma a maximizar a entrada de luz no ambiente. Se você está construindo ou reformando, apostar em janelas maiores, envidraçadas e claraboias, pode ser uma ótima opção para reduzir o uso de iluminação artificial.
3. Otimize a iluminação da sua casa
Ainda é possível economizar mesmo quando a iluminação artificial se faz necessária. As lâmpadas incandescentes (amarelas), por exemplo, podem ser trocadas por modelos de LED, que além de ter uma duração 3 vezes maior, seu gasto com energia é cerca de 10 vezes menor.
Em jardins ou ambientes externos, você pode fazer uso de fotocélulas, elas só acendem à noite como os postes de energia. Existem diversas opções acessíveis no mercado, vale a pena pesquisar.
Na sua empresa, sensores de presença podem te ajudar a evitar desperdícios, impedindo que luzes de corredores e salas que não estão em uso, fiquem acessas. Confira nosso post 5 dicas para economizar energia na sua empresa e veja o quanto você pode economizar
4. Use cores claras
Na sua próxima reforma, procure pintar os ambientes internos com cores claras, especialmente os tetos. Cores mais próximas ao branco como bege e o cinza claro refletem melhor a luz, deixando o ambiente mais iluminado com muito menos luz artificial.
5. Invista em alguma energia alternativa
Também é possível cortar gastos com energia direto na fonte, ao produzir a sua própria energia. Atualmente existem diversas opções em micro geração, seja para casas ou empresas, como a energia eólica, o biogás e a energia solar. A última mais acessível e eficiente, gerando grandes economias após a sua aplicação. Confira um pouco mais sobre a energia solar no nosso infográfico “Tudo que você precisa saber sobre energia solar”.