Blog
12/11/2014
Com as altas temperaturas e com o verão chegando, o ar condicionado se torna um de nossos principais aliados em casa, no carro e no trabalho.
Frequentemente utilizado para aliviar o calorão, é precisa cuidado para que ele não ofereça riscos à saúde devido ao famoso choque térmico.
Mas por que o choque térmico acontece? O nosso organismo leva certo tempo para se adaptar às mudanças de temperatura. No calor, nossas veias estão mais dilatadas e, ao nos deslocarmos para um ambiente muito mais frio, nossas veias se contraem rapidamente, dificultando a passagem do sangue. Esse fenômeno contribui para o aumento da pressão arterial e, consequentemente, do esforço que o coração tem para bombear sangue para todo o corpo e pode desencadear gripes, problemas respiratórios, dores musculares, além de fortes crises em pessoas que apresentam rinites alérgicas, bronquites, asma, sinusites e outras.
Para evitar o choque térmico, é importante tomar alguns cuidados ao entrar e sair de ambientes climatizados com o ar condicionado. Aqui vai algumas dicas:
1. Se a temperatura normal do ambiente estiver muito quente, e você estiver por muitas horas dentro de uma sala climatizada, procure desligar o ar condicionado, ou aumentar a temperatura, alguns minutos antes de sair;
2. Procure ajustar a temperatura do ar condicionado entre 21ºC e 23ºC para evitar o contraste entre os ambientes e qualquer tipo de desconforto;
3. Não entre no quarto refrigerado pelo ar condicionado ao sair de um banho muito quente. Procure se secar e vestir a roupa no banheiro, que já está aquecido pelo vapor da água do chuveiro. Só entre no quarto quando estiver seco e vestido;
4. Outro alerta importante diz respeito a quem passa horas a fio sob a ação do ar condicionado, já que a exposição excessiva ao clima resfriado resseca a mucosa do nariz, responsável por defender o organismo da entrada de bactérias no pulmão. Para minimizar o problema, a dica é utilizar recursos que ajudem a umidificar as vias respiratórias, como a aplicação de soro fisiológico ou gel nasal no nariz e a ingestão de bastante líquido.
Tomando todos esses cuidados, você evita alguns dos sintomas do choque-térmico, que são: incômodos e mal estares, arritmias cardíacas, alterações pulmonares, paralisia facial e até parada cardíaca, nos casos mais graves.
Usufrua do conforto do seu ar condicionado nos dias quentes, mas não se esqueça de cuidar da saúde do seu corpo!
Fonte: Fundação Sanepar