Blog
29/10/2014
Com o horário de verão, o impacto de atrasar o relógio em uma hora não é sentido apenas nos ponteiros, mas também no nosso relógio biológico. Muitos não sentem fome ou sono nos horários que deveriam.
Mas afinal, o que esse relógio biológico faz?! Bem, ele é a base para quase tudo que fazemos ou deixamos de fazer em nosso cotidiano.
Veja sete motivos para prestar atenção nele:
1. Estudos feitos com adolescentes mostram que, por causa do relógio biológico da idade, há um ganho de 10% no aprendizado deles se estudassem não tão cedo. O melhor seria colocá-los estudar entre 11 horas da manhã até às 16 horas.
2. Para os que tem problemas coronarianos ou pressão alta o melhor seria fazer exercícios à tarde e não pela manhã. O relógio biológico funciona mais nesse horário, assim, a pressão arterial poderia diminuir de 10% a 15% se o exercício fosse feito à tarde. Diminuiriam os remédios. A viscosidade do sangue também é maior pela manhã do que à tarde. Os problemas do coração são mais agudos nesse horário.
3. Para se tratar melhor o câncer, incluindo quimioterapias, o mais sensato é encontrar o melhor momento do dia para cada paciente de acordo com seu relógio biológico. Usar a força do próprio corpo para combater o câncer. Com isso, morrem menos células sadias na quimioterapia.
4. No esporte, os maiores recordes foram quebrados à tarde ou à noite. O atleta rende muito mais quando se descobre como funciona seu relógio biológico.
5. Não se deve ter alimentação pesada à noite. Esta, diz o relógio biológico, foi feita para dormir e não se empanturrar. Comer à noite aumenta a glicose e suas consequências. Já diz a sabedoria popular "tome o café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo".
6. Pessoas que trabalham à noite tem maior propensão ao câncer e outras doenças. Seria uma atividade contra o relógio biológico.
7. O sono é a grande base do estudo. Cada ser humano, de acordo com seu relógio biológico, tem o seu horário. Estudos feitos com pessoas que sofrem do Mal de Alzheimer, demostraram que o aumento da quantidade de luz fez com que o relógio biológico deles fosse reativado; fato que ajudou a melhorar seu sono, depressão, alimentação e até o humor. Melhor que remédios.
Você sabe que horas marca seu relógio biológico? Faça o teste e descubra!!!!